BEM-VINDO
RECUPERAR
SENHA
NOTÍCIAS
Publicidade

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Faro

A Câmara de Faro prepara-se para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com diversos eventos a realizar em espaços municipais.

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Faro

Fotografia - Postal

A Câmara de Faro prepara-se para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com diversos eventos a realizar em espaços municipais, a começar pelo Salão Nobre dos Paços do Município, que a 18 de Abril será palco de uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, prática que o Município considera um acto de cultura e de sustentabilidade.

A anfitriã do evento será, diz a nota de imprensa enviada às redacções, “a vereadora do Urbanismo, Teresa Correia, que fará uma introdução ao tema, seguida de uma apresentação dos serviços técnicos da Câmara a propósito da prática que tem vindo a ser seguida no nosso concelho”.

A sessão contemplará depois a projeção de um documentário, apresentado por Isabel Valeverde, a propósito dos revestimentos exteriores de edifícios.

O documentário conta com a intervenção de dois conceituados especialistas: José Aguiar, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Goretti Margalha, da Câmara Municipal de Beja. Segue-se um período de conversa aberto à participação do público.

A 22 de Abril visita a monumentos e actuação do fadista Luís Manhita assinalam a data No dia 22, sábado, terá lugar uma visita à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal, um trio de monumentos religiosos da cidade de enorme referência.

São, sublinha a autarquia, “monumentos com séculos de história e com um património artístico de imensa riqueza, adquirido e patrocinado pela Diocese.

Esta visita, que se inicia junto à igreja da Sé pelas 15 horas a cargo de Francisco Lameira, docente da UAlg e reconhecido especialista em História de Arte, é uma oportunidade valiosa de conhecer detalhadamente o passado destes edifícios notáveis e os tesouros artísticos que guardam no seu interior.

A terminar a visita está ainda previsto um momento musical de fado com Luis Manhita.

À noite, com início marcado para as 21.30 horas, a igreja da Sé recebe o consagrado organista João Vaz para um concerto no histórico órgão, que volta a assim a tocar numa data especial para a cultura e para a arte da cidade de Faro.

Comentar
Notícias Relacionadas
  • onze-portugueses-torneio-golfe/2017-05-11
  • Onze portugueses em torneio de Golfe

    Morgado Golf Course: Onze portugueses em torneio de meio milhão de euros em prémios monetários...

  • pan-past-em-albufeira/2017-05-09
  • Pan e Past em Albufeira

    Pan & Past encontros 17 Maio, 10H ao 18H, em Albufeira Real Bellavista Hotel, Av. do Estádio...

  • evento-trabalhar-seguranca-portimao/2017-04-17
  • Evento ´Trabalhar em Segurança´ em Portimão

    A ACRAL, a ACT e os Bombeiros de Portimão promovem em parceria com a Câmara local o evento “Trabalhar em Segurança”....

  • ps-reabrir-extensoes-saude-fechadas/2017-04-17
  • PS quer reabrir extensões de saúde fechadas

    Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro questionaram o Ministério da Saúde sobre a estratégia da (ARS Algarve)....

  • novo-site-camara-lagos/2017-04-17
  • Novo site da Câmara de Lagos

    A Câmara de Lagos já tem a funcionar o novo portal da autarquia na internet, no mesmo endereço de sempre: www.cm-lagos.pt....

Destaques

  • portimao-wine-tasting-2017-05-26Portimão Wine Tasting 21/07
  • rota-petisco-continua-/2017-05-26Rota do Petisco Terras do Infante continua até 11 de junho
  • padroes-do-mundo/2017-05-24Padrões do Mundo
  • edicao-algarve-chefs-week/2017-05-217ª Edição da Algarve Chefs Week
  • must-fermenting-ideas-cascais/2017-05-20MUST - Fermenting Ideas Cascais