BEM-VINDO
RECUPERAR
SENHA
NOTÍCIAS
Publicidade

´Olho de Águia´ em VRSA

Vila Real de Santo António passa a partir de hoje a contar com um ‘olho de águia’ sobre uma vasta área de zona costeira.

'Olho de Águia' em VRSA

Fotografia - Postal

Vila Real de Santo António passa a partir de hoje a contar com um ‘olho de águia’ sobre uma vasta área de zona costeira.

A instalação do radar da Autoridade Marítima Nacional (AMN) integrado no sistema ‘Costa Segura’ traz à zona de costa e estuário do Guadiana um meio acrescido de vigilância.

O que ‘vê’ o novo radar

Este sistema de radar consegue cobrir uma área de 24 milhas náuticas (cerca de 45 quilómetros), e conta com uma câmara óptica térmica com capacidade de visão diurna e noturna num raio de cerca de três quilómetros.

Ao ‘olho de águia’ o sistema alia meios identificação (AIS – Automatic Identification System) que permitem a identificação das embarcações em tempo real e, ainda, capacidade de seguimento de alvos.

Finalmente o radar conta com rádio vhf e um software de integração e gestão da informação. Assim todos estão debaixo da cobertura do sistema, quer os navios e embarcações que tem sistema de emissão de identificação AIS, quer aqueles que não estão obrigados a ter a bordo este tipo de Emissor de identificação.

O sistema radar de Vila Real de Santo António foi inaugurado na presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

Um exercício de salvamento marítimo, em que uma lancha irá simular uma embarcação de pesca que sofreu um rombo, no seguimento do embate num tronco, no rio Guadiana foi o exercício de teste de todo o sistema.

As funções do sistema

O Sistema Costa Segura tem por objectivo a obtenção de conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das capitanias, recorrendo a um sistema integrado de sensores, efectivo mas de baixo custo, que permite promover a segurança da navegação, suportar acções de busca e salvamento e apoiar ações de combate à poluição.

A monitorização permitirá o controlo costeiro da entrada do Guadiana que é um ponto crítico da segurança costeira no que toca a acessos a território nacional a partir do mar.

Recorde-se que em Portugal além do Sistema Costa Segura – que se quer inteiramente instalado até 2018, segundo o Governo – a segurança costeira conta ainda com o sistema SIVICC (Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo) e com o sistema VTS (Vessel Traffic System), cuja operacionalidade é controlada de forma centralizada em Lisboa no Centro de Comando e Controlo Nacional (CCCN) que tem uma unidade de reserva de emergência em Ferragudo, Lagoa, capaz de substituir em qualquer situação o CCCN.

Comentar
Notícias Relacionadas
  • ETIC_Algarve-desafia-futuros-alunos-a-atreverem-se-a-ganhar-uma-nova-vida/2017-05-29
  • ETIC_Algarve desafia futuros alunos a atreverem-se a ganhar uma nova vida

    Está a chegar o dia 1 de junho e a ETIC_Algarve vai abrir o período de inscrições, apresentando a sua oferta formativa para o ano letivo que se aproxima....

  • onze-portugueses-torneio-golfe/2017-05-11
  • Onze portugueses em torneio de Golfe

    Morgado Golf Course: Onze portugueses em torneio de meio milhão de euros em prémios monetários...

  • pan-past-em-albufeira/2017-05-09
  • Pan e Past em Albufeira

    Pan & Past encontros 17 Maio, 10H ao 18H, em Albufeira Real Bellavista Hotel, Av. do Estádio...

  • evento-trabalhar-seguranca-portimao/2017-04-17
  • Evento ´Trabalhar em Segurança´ em Portimão

    A ACRAL, a ACT e os Bombeiros de Portimão promovem em parceria com a Câmara local o evento “Trabalhar em Segurança”....

  • ps-reabrir-extensoes-saude-fechadas/2017-04-17
  • PS quer reabrir extensões de saúde fechadas

    Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro questionaram o Ministério da Saúde sobre a estratégia da (ARS Algarve)....

Destaques

  • concerto-privado-arias-cancoes/2017-06-04Concerto Privado - Árias e Canções
  • carvoeiro-noite-black-white/2017-06-03Carvoeiro Noite Black & White
  • mar-shopping-inaugurado-27-setembro/2017-06-01 Mar Shopping Algarve é inaugurado dia 27 de setembro
  • ferragudo-pre-finalistas-maravilhas/2017-05-30Ferragudo é uma das pré-finalistas à 7 maravilhas de Portugal
  • 34-restaurantes-rota-petisco/2017-05-3034 restaurantes de Rota do Petisco