O Canal do Panamá foi inaugurado dia 26 de junho, numa cerimónia onde estiveram presentes cerca de sete dezenas de Chefes de Estado e de Governo, para além das 20.000 pessoas que aguardaram a passagem do porta-contentores Andronikus, pertencente ao armador chinês COSCO, com capacidade para 9.400TEU.
De acordo com as especificações técnicas da nova eclusa do Canal do Panamá, este passa agora a permitir a passagem de navios com um máximo de 12.500 a 13.000TEU. João Franco, Presidente do Conselho de Administração da APS foi um dos convidados da cerimónia, em virtude do Protocolo de Cooperação em vigor entre o Porto de Sines e o Canal do Panamá e da estreita relação com o IPDAL - Instituto para a Promoção e
Desenvolvimento da América Latina. De facto, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, oferece dois serviços regulares que atravessam o Canal do Panamá, ligando Sines aos principais portos da Costa Oeste dos EUA e a Vancouver (Canadá), nomeadamente o California Express, um serviço semanal que teve início em janeiro de 2012, e o NWC to Long Beach & Oakland, de cariz bi-semanal e a operar desde maio de 2015, ambos efetuados pela MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo armador mundial.
O alargamento do canal traz benefícios diretos para o Porto de Sines em termos de maior capacidade dos navios e de maior conectividade com economias pacifico-americanas, várias delas com crescimentos de PIB muito interessantes.
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