BEM-VINDO
NOTÍCIAS
Publicidade

Consumo de drogas aumenta entre os jovens europeus

Um por cento dos europeus adultos consome cannabis diariamente ou quase diariamente. Marijuana ou de haxixe.

Consumo de drogas aumenta entre os jovens europeus

Um por cento dos europeus adultos consome cannabis diariamente ou quase diariamente. Quer se trate de marijuana ou de haxixe, os níveis de potência daquela substância “são os mais elevados de sempre”, o que aumenta o risco de problemas de saúde agudos ou crónicos entre os consumidores. Aliás, a maioria das pessoas que iniciam um tratamento da toxicodependência fá-lo devido ao consumo daquela droga — que, em 2014, representou 78% das apreensões efectuadas na Europa.

Os números presentes no Relatório Europeu Sobre Drogas – 2016, apresentado nesta terça-feira, fazem soar o alarme: 16,6 milhões de jovens europeus entre os 15 e os 34 anos de idade, ou seja, 13,3% desta faixa etária, terão consumido cannabis nos últimos 12 meses. Na faixa dos adultos (15-64 anos de idade), sobem para os 22,1 milhões os que consumiram aquela droga no último ano. Os dados disponíveis apontam para um aumento no consumo desta substância na generalidade dos 28 países da União Europeia (UE) e os riscos associados ao consumo surgem potenciados pelo facto de os níveis de potência da resina de cannabis (haxixe) e da cannabis herbácea (marijuana) serem “os mais elevados de sempre”.

Este aumento vê-se à porta dos centros de tratamento. O número de utentes que iniciaram tratamento pela primeira vez devido a problemas relacionados com cannabis aumentou de 45 mil, em 2006, para os 69 mil de 2014. O que faz com que a maioria das pessoas que iniciaram pela primeira vez um tratamento de toxicodependência tenha sido empurrada pelo consumo desta droga.

Quanto aos efeitos adversos associados ao consumo crónico de cannabis, o relatório cita o estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde, segundo o qual os consumidores regulares e de longo prazo têm o dobro do risco de apresentarem sintomas e doenças psicóticas, bem como um risco mais elevado de desenvolverem problemas respiratórios.

Os adolescentes que consomem esta substância de modo regular vêem aumentado o risco de esquizofrenia. E, numa altura em que a produção de cannabis se transformou “numa grande fonte de receitas para o crime organizado”, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) aponta a importância de discutir “os custos e os benefícios das diversas políticas de combate ao consumo de cannabis”, numa alusão indirecta às experiências que estão em curso, por exemplo, no Uruguai (mas também nalguns estados norte-americanos) de criação de circuitos legais para o comércio da cannabis, desde a produção à distribuição e que incluem a criação de dispensários onde os consumidores podem adquirir a substância.

Comentar
Notícias Relacionadas
  • casos-demencia-prevenido/2017-07-26
  • Um em cada três casos de demência pode ser prevenido

    Atualmente, estima-se que existem cerca de 47 milhões de pessoas com demência, em todo o mundo...

  • aprender-nova-profissao/2017-07-14
  • Quer aprender uma nova profissão

    Caso queira viver na Holanda tem essa possibilidade. Você estuda e nós tratamos do resto...

  • ronaldo-abordado-tributaria-aduanera/2017-07-15
  • Cristiano Ronaldo, abordado por la Agencia Tributaria Aduanera en alta mar

    A inspecção das autoridades espanholas terá durado uma hora e meia. Autoridade Tributária diz que é uma operação de rotina....

  • europa-foi-salva/2017-05-08
  • A Europa foi salva

    Os franceses disseram ‘não’ à extrema-direita e a Europa respirou de alívio, Emmanuel Macron confirmou as sondagens...

  • deco-escandalo-volkswagen/2017-04-08
  • DECO - Escândalo Volkswagen

    Volvido mais de um ano desde o escândalo Volkswagen com a fraude das emissões poluentes o problema tarda em ser resolvido na Europa....