O Facebook e a Microsoft vão construir conjuntamente um cabo submarino transatlântico para transferência de dados em alta velocidade que vai ligar o estado norte-americano da Virginia a Espanha.
O Marea, como será batizado, será o cabo submarino de banda larga com maior capacidade até ao momento. As duas gigantes tecnológicas procuram assim dar resposta à crescente procura por internet de alta velocidade e armazenamento de dados "na nuvem".
De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pelas duas empresas, à partida, o cabo terá uma capacidade de transferência de 160 terabytes de dados por segundo. A Microsoft tem vindo a oferecer cada vez mais produtos que funcionam "na nuvem", como é o caso do Office 365, do Skype, do Xbox Live e dos serviços do Microsoft Azure. O início dos trabalhos no novo cabo está previsto já para agosto deste ano e espera-se que o Marea esteja concluído em outubro de 2017, avançaram as duas empresas num comunicado conjunto.
Com uma extensão prevista de cerca de 6.600 quilómetros, o Marea será o primeiro cabo a ligar os Estados Unidos ao sul da Europa e será operado pela Telxius, a nova empresa de telecomunicações da Telefonica S.A.
Esta colaboração entre a Microsoft e o Facebook surge quase dois anos depois de a Google ter feito um acordo com cinco empresas asiáticas para investir cerca de 300 milhões de dólares (268 milhões de euros) para desenvolver e operar o Faster, um cabo transpacífico ligando os EUA ao Japão. O Faster deverá ficar operacional ainda ao longo deste ano, de acordo com as notícias inicialmente divulgadas pela agência Reuters.
Pestana Palm Gardens escolhe rede ótica da Huawei para implementação de rede Wireless e sinal de TV nas 80 vilas do resort...
O evento decorreu em Olhão e serviu para apresentar as novidades que se tem desenvolvido no Marketing Digital....
Ecosol, momento surpresa Padre Himalaia e Almoço Solar, Universidade do Algarve 12H-15H...
As operadoras de telecomunicações estão a partir de deste domingo obrigadas a oferecer contratos sem qualquer tipo de fidelização ou com seis e 12 meses de fidelização, em opção ao período m...
Plataforma portuguesa de inovação participa em exposição científica europeia...