A juntar aos DAE desfibrilhadores automáticos externos com que a Autarquia de Castro Marim equipou as três praias do concelho Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço, este ano os nadadores salvadores das concessões receberam macas (planos duros) que permitem desta forma a imobilização e contenção das vítimas durante o transporte.
Os nadadores-salvadores com estes equipamentos podem ter uma atuação pronta e adequada a situações de emergência médica, para a qual tiveram também a devida formação técnica. De referir que a utilização do DAE é o único tratamento eficaz na paragem cardíaca em casos de fibrilação ventricular, causa da maior parte dos episódios de morte súbita.
A utilização dos dispositivos, em ambiente extra-hospitalar, por pessoal não médico, melhora significativamente a sobrevida do paciente. Câmara Municipal de Castro Marim, Nuno Pereira.
O presidente da autarquia e também médico, Francisco Amaral, acrescenta que “a morte por paragem cardíaca nas praias é muito mais frequente do que por afogamento, para onde tem sido canalizada a atenção deste país ao longo dos anos”.
Leões do Sul Futebol Clube realizam, no dia 13 na Praia da Alagoa/Altura, a 16ª Prova de Natação de Mar...
O Continente Modelo de Lagos assinala no dia 07 de agosto o 16º aniversário. A loja emprega 84 colaboradores...
Após 15 anos, Tito Paris apresenta novo disco de originais com as participações especiais de Bana, Boss AC e Zeca Baleiro...
Atualmente, estima-se que existem cerca de 47 milhões de pessoas com demência, em todo o mundo...
EDPCOOLJAZZ arranca de forma brilhante Próximo espetáculo: Maria Gadú e Filipe Catto a 23 de julho...